quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Primeira Mulher a Votar.


No século XIX as mulheres estadunidenses lutavam pela abolição da escravatura nos Estados Unidos. Junto a isso, elas também queriam uma fosse aprovada uma emenda que desse direito de voto às mulheres.
Mas isso não foi tão fácil, elas conseguiram a abolição da escravatura graças à Susan Anthony que durante a Guerra Civil fez uma campanha e conseguiu 400 mil assinaturas de cidadãos americanos que culminou com a aprovação da emenda nº. 13, pelo Congresso, extinguindo com a escravidão nos Estados Unidos. Porém, algumas dificuldades foram encontradas e ficou resolvido que a questão dos votos femininos seriam tratados somente mais tarde.
E põe mais tarde nisso! O então território do Wyoming no ano de 1869, foi o pioneiro, quando pela primeira vez, a mulher obteve o direito ao voto.
Em 1870 foi aprovada uma emenda constitucional que dava direito ao voto aos homens de qualquer raça, cor e condição social. Em 1890, a União insistiu para que a conquista de voto das mulheres fosse abolida, mas o congresso local respondeu que "preferia retardar de 100 anos a sua entrada para a União a sacrificar os direitos políticos da mulher".
Aos poucos as mulheres foram conquistando o direito ao voto em cada estado dos EUA.
O primeiro país a conceder o direito de voto para as mulheres foi a Nova Zelândia no ano de 1893. Já na Europa, o primeiro país em que as mulheres obtiveram o direito ao voto foi a Finlândia em 1906.

Aqui no Brasil, foi no Rio Grande do Norte que o governador Juvenal Lamartine autorizou o voto feminino, mesmo ele sendo proibido pela constituição do país.
Em 1927, Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora do Brasil. Com isso, diversas mulheres de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e de mais 9 estados do Brasil decidiram requerer seus direitos sob o voto.
Naquela época, eram poucos os países onde mulheres tinham direito ao voto. Na Inglaterra, por exemplo, apesar de permitido, o voto feminino só foi regulamentado após o Rio Grande do Norte inscrever sua primeira eleitora. Por isso, tal fato em nosso país possui uma grande marca histórica. Com o passar do tempo, as mulheres conseguiram muitas outras conquistas.
No dia 24 de fevereiro de 1932 foi obtido o direito de voto feminino por meio do Código Eleitoral Provisório, onde apenas mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria podiam votar. Essas restrições, só vieram a ser eliminadas no ano de 1934, mas ainda não era obrigatório para as mulheres (somente para os homens). Ele só se tornou obrigatório no ano de 1946.
Em Fevereiro deste ano fará 78 anos que as mulheres tem o direito de votar no Brasil. O direito de voto das mulheres ficou conhecido como "voto de saias"! Bonitinho o nome, né?! rs...

7 comentários:

Lêeh Venerando disse...

vLW RÊE as coisas curiosas que vc está escrevendo são de verdade muito interessantes .. coisas que eu nem fazia ideiaa :O
Fiqueii chocada piruaa ^^

Vou fuxicaa o Mundoxurupitas ....

Poww aquelas paradas que eu escrevi láa er verdadee a gente ficou falando um monte de coisas sem noção muito comediaa ...

kkkk"


Beijão lindaa Morrendo de saudades ♥

Vanessa Orgélio disse...

Seu blog é linduuuuuuuuuu! Adorei! Já estou te seguindo!
Te encontrei passeando aqui pela net e não me arrependi!
Tudo de bom! Beijinhus!

Anônimo disse...

Gostei do texto!
Eu acho ridiculo os homens terem mais direitos que as mulheres...
Mas é bom saber que as coisas mudaram e estão cada vez mais mudando... :)
NÓS, MULHERES, IREMOS DOMINAR O MUNDO!!
SIAOSIASIOAIASO

----
Uaau! tec. de Biologia Marinha, ingles e espanhol! *-* Que legal!
Com certeza você logo estará numa universidade pública!
Dificilmente eu encontro pessoas como você. ;) Parabéns!!
Um futuro brilhante você terá, se Deus quiser! :)

Muito sucesso.
Beijo

Beki disse...

Primeiro ano que eu voto e é bem legal lembrar quando e como foi a conquista disso para nós mulheres.
Gostei do teu cantinho, bem charmoso.

Nalu disse...

Achei super interessante você abordar esse tema no seu post. É um assunto super interessante, saber como a mulher aos poucos foi consiguindo seu lugar na sociedade =)
Beeijinhos

Angel disse...

Olá..
Não tenho muito conhecimento de causa, mas se informe sobre Lobotomia e veja se concorda qdo acho que a mulher devia ser a primeira a experimentar essa intervenção rsrs
Bjão linda

Mari Frazão disse...

Ah obrigada pelo comentário no meu blog, amei o seu tbm :*

Related Posts with Thumbnails