sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Primeira Mulher A Dirigir Um Carro.


A primeira mulher a dirigir um carro foi a alemã Berta Benz em 1885, esposa do fundador de uma montadora de carros alemã, a Mercedes-Benz. Desde então, as mulheres não pararam mais!
Você sabia que o limpador de pára-brisas foi inventado por uma mulher? Pois é... Ele foi inventado em 1903 pela americana Mary Anderson com o intuito que todas nós conhecemos: melhorar a visibilidade de condução durante chuvas (gelo e neve também, né?! =P).
Além disso, até 1923 mais de 175 patentes foram concedidas a mulheres para invenções acerca de automóveis, que incluem semáforos e sinalizações de trânsito! ;)
Contudo, a primeira mulher a conseguir uma carteira de motorista foi a francesa e Duquesa d’ Uzès no ano de 1898. Porém, dois meses depois, ela foi aos tribunais responder por excesso de velocidade (isto porque a velocidade máxima era de 12km/h e ela estava andando à 15 km/h. [rs...]).
Talvez seja por isso, que a primeira mulher piloto também tenha sido uma francesa, a Madame du Camille Gamond du Gast.
O mais legal disso tudo, foi que em Nova Iorque no ano de 1909, Alice Huyler Ramsey e suas três irmãs deixaram a cidade de carro e dirigiram até Maxwell por 41 dias, totalizando 6 mil km. Elas utilizaram 11 pneus!
Já no Brasil, a primeira mulher a ter habilitação para dirigir foi Maria José Pereira Barbosa Lima, viúva do jornalista Alexandre Barbosa Lima Sobrinho.
Hoje em dia, é só completar 18 anos que as mulheres tratam logo de tirar a carteira de motorista.
Pena que algumas ainda tem medo... Maaaas há as que preferem um motorista particular ;)

11 comentários:

Bruna disse...

krak blog cultural ameii!! ahazou! agora dá licença q eu vo ler quem foi a primeira mulher a dirigir um carro kkk

Marta Pontes disse...

OI, filha amada e abençoada que Deus me deu. Sinto-me orgulhosa por você, pelo seu desempenho e criatividade. Parabéns, pelo novo blog, sei que esse não é o primeiro e nem será o último. E que venham muitos prêmios Net para você. Beijos
Te amo!
Marta Pontes

Paulinha Marques disse...

Eu m encaixo no grupo das q ainda tem medo :P rs + preciso tratar desse medo rapidinho, pq ngm merece depender d buzão lotado e "motorista particular!!" (meu tio) rsrs
Bjs.

Thaís Valladão disse...

Em breve teremos mais uma mulher dirigindo e que até pode te dar uma carona.

Camila de Souza disse...

Olá, Renatinha,

Quero te agradecer pelo comentário no meu blog. Não consegui te responder por email (como sempre faço) porque não achei seu email disponível, então pressupus que você não costuma usar.

Quanto à moça, pois é, ela que nem pense em voltar por aqui haha

Obrigada por seguir, domingo tem crônica nova :-)

Beijos,
Camila
http://ilimitada-mente.blogspot.com/

tatá disse...

Oi Renatinha, está postagem está excelente.Tem como imprimi-la?
beijos;-)

Unknown disse...

correção a primeira mulher a ter a carteira de habilitação no brasil foi NEIVA CHAVEZ ZELAYA obs: ela dirigiu um volvo truncado

luiz volponi disse...

Oi Renatinha tudo bem?
Minha mãe pode completar a historia sendo que ela foi a primeira a ter a carteira de moto no Brasil.O fato aconteceu a muito tempo quando na epoca tambem ela fez varias corridas de LAMBRETA.Tenho fotos e recortes de jornais que trazem este feito da epoca.Hoje ela apesar dos sessenta e poucos anos se deixar pega a minha moto.Aredito eu tambem ser a primeira mulher a pilotar uma motocicleta no Brasil.Filha de italianos de sobrenome VOLPONI.VALEU um grande abraço.Luiz Flavio Volponi Lemos.luizf@gmail.com.br

Anônimo disse...

Oi renatinnha ... !
Para sua informação a primeira mulher brasileira a ter carta de motorista foi NEIVA CHAVEZ ZELAYA (TIA NEIVA) e também Fundadora do VALE DO AMANHECER !

Anônimo disse...

Parabéns Renata

Eu cheguei no seu blog procurando porque eu estava contente por saber que tem gente que dirige menos que eu;
Tirou a carteira e esperou 5 anos com o carro na garagem para sair kkk

amei seun post.

Anônimo disse...

Será porquê deixaram de falar no nome da Tia? ( Até onde sei, foi minha mãe clarevidente a primeira brasileira a tirar uma CNH.)

Related Posts with Thumbnails