sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Diário de Bordo: Cartagena, Colômbia.




O que dizer de Cartagena, que mal conheço e já considero pacas? rs...

Cartagena de Índias fica no litoral da Colômbia e suas águas são beeem quentinhas (pelo menos quando eu fui, estavam bem quentinhas! rs).

Passei meu réveillon de 2016 na Playa Blanca, na Isla de Barú, em Cartagena (Colômbia).

Em meu intercâmbio na Colômbia, fechei um pacote com a empresa "Calidad y Servicio Tour", cujo qual incluía:

- Ônibus ida e volta de Bucaramanga (cidade onde eu residi durante o meu intercâmbio) até Cartagena;
- Lanche no ônibus;
- Passeio guiado pelo centro histórico de Cartagena de Índias;
- Parada para compras;
- 3 diárias em cabana de frente pro mar na Playa Blanca;
- 4 cafés da manhã;
- 4 almoços;
- 2 jantares;
- 1 festa de réveillon com DJ, ornamentação completa, comida e bebida liberada.

À caminho de Cartagena, fizemos uma parada num posto de gasolina para abastecer, ir ao banheiro e comprar água. Meu celular, para variar, estava quase sem bateria, então o deixei no ônibus. Depois de irmos ao banheiro, avisei às meninas que iria ao caixa eletrônico sacar dinheiro. Quando saí da cabine do caixa, cadê o ônibus? CADÊ TODO MUNDO???

Sim, esqueceram-me lá. Eu, sem celular e sem dinheiro, pois não havia conseguido sacar a grana. Não sabia nem o número de cabeça de ninguém pra poder pedir um telefone emprestado! O que eu fiz? Comecei a chorar! kkkkkkkkkk Logo um colombiano veio me oferecer ajuda e eu comecei a chorar e a falar muito rápido em espanhol. Tudo muito embolado... Vocês precisavam ver a cara do homem! kkkkkkkkkkk Uns 5 minutos depois, o guia do meu ônibus apareceu junto com seu namorado (sim, ele é gay!) e vieram me buscar. hahahahaha Eles tentaram me acalmar e me levaram de volta para o ônibus.

Cartagena de Índias

No Centro histórico de Cartagena de Índias, visitei o Muelle de la Bodeguita, Muelle de los Pegasos, Monumento Torre del Reloj e o mercado de rua que há próximo a ele. Segue abaixo algumas fotos:



Compras em Cartagena

Nas ruas próximas à Torre del Reloj há muitos comerciantes vendendo seus artesanatos, assim como lojas. Eu, sinceramente, achei as bolsas Wayuu ("mochilos", como eles falam), bem baratas! As mais baratas variam de CO$70.000,00 à CO$120.000,00 (cerca de 80 a 150 reais) e há de diversos tamanhos!

Mas tomem cuidado se você estiver visitando este centro comercial com um grupo muito grande! As vitrines são tentadoras e você pode acabar se distraindo e se perdendo... Foi justamente o que aconteceu COMIGO! Sim, eu me perdi mais uma vez! Pela segunda vez naquele dia! Desta vez o celular estava comigo, mas eu só tinha 3% de bateria. O desespero bateu sinistramente. Pois antes, eles sabiam que eu estava no posto de gasolina. Mas agora? Agora eu estava no meio de uma multidão imeeensa!! Graças a Deus, consegui falar ao telefone e, mais uma vez, meu guia veio me buscar! kkkkkkkkkkk Não acreditei que aquilo (que nunca havia acontecido comigo antes, nem no Brasil!), estava acontecendo comigo no EXTERIOR! Morri de vergonha! rs... Desta vez, me poupei de observar as coisas e fiquei com os olhos fixos no meu guia, que fez questão de me colocar bem pertinho dele! rs...

Isla de Barú: Playa Blanca

Eu e meus amigos ficamos hospedados em uma cabana de frente pra Playa Blanca, na Isla de Barú. O lugar é muito bonito, a água da praia é bem clarinha, dando aquele tom de azul claro. E também é bem quentinha!

Foi nesta parte da Colômbia onde eu mais me comuniquei em inglês. Aqui há pessoas de todas as partes do mundo! Conheci uma senhora canadense super simpática, que estava viajando com suas amigas. Fez-me várias perguntas sobre o Brasil.

Mas também encontrei muitos brasileiros! MUITOS! Era só ver alguém gritando, tirando muitas selfies e fazendo mil e umas poses até a foto ficar boa, que você já sabia: BRAZUCA! Uma família de brasileiros inclusive me pediu para tirar foto deles, num espanhol muito portunhol. Eu, lógico, tratei logo de responder em português e mostrar que eu também era brazuca! hahahaha


Mas hospedar-se em cabanas têm suas desvantagens... rs... Tinhamos apenas 6 litros de água doce para banho, por dia. Ou seja, você tinha que escolher apenas um horário pra tomar seu banho. Para ter mais água, tinha que pagar. Era super comum as meninas saírem do banho ainda com shampoo no cabelo, por falta de água. rs...

O vaso sanitário era comunitário. 2 femininos e 2 masculinos. Quem frequenta hostels pode até estar acostumado, mas nesse era diferente, já que era a "céu aberto", com o chão sempre molhado e cheio de areia!

Os pés, por mais que eu os lavasse, estavam sempre cheios de areia. Dificilmente eu conseguia me deitar na cama sem deixar que a areia me fizesse companhia debaixo dos lençóis.

Luz durante o dia? Só se for a luz do sol! Durante o dia a energia do local era desligada para ser poupada. Ou seja, nem pensar em carregar o celular! Se você estiver pensando em viajar para Cartagena, providencie um carregador portátil! Ainda bem que levei o meu! rs... Não há celular que aguente a bateria com tantas fotos bonitas pra se tirar nesse lugar, né?! A energia elétrica só era ligada à noite.

Na cabana onde fiquei, havia uma cama de casal, um ventilador de teto, um abajour e uma extensão para tomadas. Contudo, a luz do abajour estava queimada. E não, eles não trocaram a lâmpada para mim. Morri de raiva na hora. Eles cagaram literalmente pra minha reclamação. Reclamei tanto em inglês, quanto em espanhol. Meus amigos também reclamaram por mim e de nada adiantou. Eles diziam que iam resolver, mas não resolveram nadica de nada. Fiquei sem lâmpada no quarto.


Comes & Bebes

Mas de uma coisa não posso reclamar: da comida! A comida era boa! Muito boa mesmo! Comida típica colombiana: arroz, patacones e arepas com ovos no café da manhã! Que delícia! Pena que a comida lá era muito cara para repetir! Cerca de CO$19.000,00 cada prato (geralmente um prato de comida na Colômbia varia de CO$5.500,00 à CO$12.000,00 pesos).


Na hora da virada do ano, tivemos uma festinha com comida e bebida liberada, com bastante música e uma ornamentação bem legal! Foi bem divertida a festa abaixo do luar, às estrelas e à beira do mar! Amei!


Penso em voltar à Cartagena algum dia com o meu namorado e aproveitar pra conhecer San Andres também! Todos dizem que lá é um paraíso!!! Mal posso esperar!

Espero que tenham gostado!
Deixem seus comentários!
Beijos!

19 comentários:

Diamante Turquesa disse...

Adorei conhecer, um belo local, com certeza!

Blog Diamante Turquesa
Siga-me no Instagram: @cristinocampos!

Lucimar da Silva Moreira disse...

Renatinha que lindo esse lugar, a Cartagena de Índias é um lugar maravilhoso, a comida é bem saborosa, é um lugar que gostaria de visitar, Renatinha bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/

Marcelo disse...

Adorei o passeio, um dia faço uma viagem internacional também. hehe

https://blogincensurado.blogspot.com.br

Carol disse...

Eu sempre ouço falar sobre esse destino e fiquei encantada com o seu post!
Beijos
BlogCarolNM
FanPage

Entre Garotas disse...

Ahhh que legal!!!! Apesar de todas as limitações da viagem, parece ter sido bem divertido.
O lugar também é lindo, né? Tenho vontade de conhecer um dia...
Beijinhos,
Sabrine Varolo.
Blog Entre Garotas

Índia C disse...

Uau! Que local lindo! *u* Fiquei na vontade de conhecer ♥
bjs

Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt
Snap: maisaindia

Amiga Delicada disse...

Que praia é essa <3 parece um paraíso natural!

Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com.br

Filipa Godinho disse...

Oh meu deus! Que inveja!! Quem me dera!
Beijinho,
Makeup By Pi

Ana Sofia disse...

É uma experiência única, quem me dera *.*
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

Sil disse...

Olá, Renatinha.
Que legal, eu tenho muita vontade de conhecer. E que sufoco esquecerem de você hehe. Ótima postagem.

Prefácio

Carla Wolf - Vestindo Ideias disse...

Ai fiquei com vontade de conhecer o local que você visitou :3 Mais um local para minha lista de futuras viagens rs

www.vestindoideias.com

Blog Falando De Moda disse...

ótimo lugar para conhecer cultura e povos novos :D
Dá até vontade de viajar sem pensar 2x
rs

Um beijo,
Blog Falando De Moda

Amanda Regina disse...

uau deve ser um lugar e
tanto para visitar '-'
A parte das comidas
é a melhor shaugsuahs
beijos ❥

floordemandacaru.com

Caliane Amorim disse...

Nunca tinha ouvido falar desse lugar, mas fiquei encantada por tudo.
O que é essa vista da cabana? Gente, que paraíso!
Eu só tiraria a carne da comida, haha.

Beijos

Blog | Fanpage

Sté Maciel disse...

Tirando alguns perrengues a viagem parece ter sido ótimo!

Beijão, mariasabetudo

Gabriel Lopes disse...

Que lugar mais lindo, já quero muito conhecer. Meu Deus, estou imaginando como você ficou quando te esqueceram, deve ter sido horrível. Ainda bem que não demoraram para voltar, fiquei aqui imaginando a cara do homem. E você se perdendo? Eu sempre levaria alguém comigo, porque se não aconteceria o mesmo, infelizmente. Bela postagem, gostei demais.

Rascunhos de Tom

Lulu on the sky disse...

Que lugar lindo né? Inclusive já foi cenário de novelas e filmes.
big beijos, Lulu
www.luluonthesky.com

Ale Canofre disse...

Um cenário incrível!
Essas comidas aparentam ser deliciosas =)
Beijinhos ❤
Blog Ale Canofre
YouTube

Thay Dreams disse...

lindas fotos, amei o local! BBjos!
http://thaydreams.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails