sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Resenha: Cem Toques Cravados - Edson Rossatto


Olá, amigas!
Como estão todas?

Hoje eu trago para vocês uma resenha sobre o livro CEM TOQUES CRAVADOS do autor Edson Rossatto.
O livro Cem Toques Cravados trata-se de 100 nanocontos reunidos em um só livro. *Para quem não sabe, nanocontos são contos escritos com 100 caracteres (contando com os espaços). Eu disse COM 100 caracteres e não "NO MÁXIMO" 100 caracteres, entendeu? Por isso, o nome do livro é "Cem Toques CRAVADOS", pois são 100 caracteres exatos, além de ser uma homenagem ao livro "16 Linhas Cravadas", do escritor e ator Mário Lago. Tal livro consistia em contos e crônicas com extas 16 linhas!
Infelizmente, Rossatto nunca pôde ler o livro pois está esgotado há anos e nunca o encontrou em sebos.

*Corrigindo: nanocontos não precisam ter exatamente cem caracteres. Os do Rossatto especificamente é que têm. É um desafio pessoal.

Edson Rossatto nasceu na Capital de São Paulo em 1978.
É formado em letras, editor de livros e roteirista de Histórias em Quadrinhos.
Escreveu os livros "Mansão Klaus e Outras Histórias" e "Curta-Metragem - Antologia de Microcontos".
No momento, Rossatto é roteirista da série "História do Brasil em Quadrinhos", onde publicou os volumes "Independência" e "Proclamação da República", além de estar com lançamento de seu novo livro "Cem Toques Cravados" marcado para o dia 04/11/2010.
Rossatto, que não sabe desenhar, ficava admirando seus colegas desenhistas que conseguiam transmitir mensagens instantâneas em tirinhas de jornal, por isso, resolveu transmitir suas ideias em até 100 caracteres. Sendo assim, podemos chamar esses nanocontos de "tiras literárias".

Vejam abaixo alguns nanocontos que eu separei do Edson Rossatto:


Você também pode ver os nanocontos de Rossatto na TV Minuto nos monitores dos vagões de metrô de São Paulo.
Rossatto consegue fazer em média 8 nanocontos ao dia. Por isso, decidiu publicar 1 dos 8 nanocontos diários em seu Twitter (@CemToques). Os outros 7, ele adicionaria ao seu livro "Cem Toques Cravados".
Cem Toques Cravados é um livro bastante interessante e gostosinho de ler. Em cada um de seus nanocontos, Rossatto utiliza assuntos do cotidiano para nos fazer refletir em apenas 100 caracteres.
Em alguns nanocontos eu ri, são engraçados. Já em outros, eu me emocionei, como por exemplo, a ida de um filho pela primeira vez à escola. É incrível como Rossatto consegue expressar suas ideias de maneira tão inteligente em 100 caracteres. Se existe alguma maneira de qualificar este livro em apenas uma palavra, você pode ter certeza que uma das palavras que melhor qualificaria este livro é "INTELIGENTE"!
Adorei ter o prazer de conferir este projeto genial do Rossatto! Além dos contos, o livro também conta com algumas opiniões de pessoas que leram ao livro. E adivinhem só?! As opiniões também foram dadas em 100 CARACTERES! Super legal!
Sendo assim, decidi aderir à ideia e dar a minha opinião em 100 caracteres também!
Abaixo vocês podem ver alguns textos que fiz em 100 caracteres. Dentre eles, você encontra duas opiniões minhas sobre o livro:


É... O Rossatto consegue fazer 8 ao dia (com qualidade, é claro! As minhas mão chegam nem perto de se comparar com as dele... rs...) e eu fiz 7 (de baixa qualidade).
Não é tããão fácil assim de se fazer... rs...

Para quem gostou, esteja atento!
O lançamento do livro será no dia 04/11/2010, das 18h30min às 21h30min.
Local: Livraria Martins Fontes - Avenida Paulista, 509 - São Paulo - SP
(Próximo à estação Brigadeiro do Metrô).
Informações pelo telefone: (11) 2167-9900



Além disso, o livro também poderá ser adquirido na Internet pelo site da Livraria Cultura.
Para comprá-lo, basta acessar o seguinte link:
http://t.co/DXyHCii

Eu já tenho o meu!
Recebi da Andross Editora autografado pelo Edson Rossatto!
Vejam só:


Adoreiii!!! *-*

Para maiores informações, acessem:
www.cemtoquescravados.com

Alguns Twitters sugeridos:
@EdsonRossatto
@CemToques
@AndrossEditora
@HQemPauta

E aguardem: dia 31/10/2010 começarão as inscrições para o sorteio do livro "Cem Toques Cravados" aqui no blog! ;)

Espero que tenham gostado!
Beijos!

7 comentários:

Bruna Trovão disse...

puxa!
deve ter dado trabalho "cravar os cem comtos" rs
dica interessante.
bjo

Edson Rossatto disse...

Aquele seu nanoconto das notas vermelhas é bem interessante... Gostei dele.
Só uma correção: nãonocntos não precisam ter exatamente cem caracteres. Os meus especificamente é que têm. É um desafio pessoal.

Beijos!

Unknown disse...

Oi Renata, adorei o blog e a dica do livro, bem interessante!
bjocas e boa sexta feira flor! Me visita tbm lá no Flores rs

xerim

Chegadas e Partidas disse...

Uma dica de livro bem diferente!!!!
bjuusss

Juh Oliveto disse...

Noooossa!
Ta aí um livro que eu quero MUITO ler. Fiquei muito curiosa com a ideia e pra checar a qualidade dos textos! *-*

Tá na minha lista ;D

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Anônimo disse...

Olá miga querida passando pra oferecer miminhos para vc!!:) Tem selinho de amizade, de 11mil visitas e de halloween! Esteja à vontade para trazer todos os selinhos que vir pois como meu tempinho está muito ocupado não consegui passar antes para oferecer...
Saudadinhas suas!! Um grande bjinho e a Spooktacular hallowen:)
Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

Stéphanie disse...

Gostei da dica, me pareceu bem interessante..

beijão.

Related Posts with Thumbnails